Aparecida de Goiânia completa 101 anos
- Paulo Henrique Borges
- 11 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade de Goiás, comemora nesta quinta-feira, 11, 101 anos de fundação. De cidade dormitório, Aparecida se transformou em um dos maiores polos industriais do Estado.

Segundo município mais populoso e terceiro no ranking da economia do estado, Aparecida de Goiânia também se destaca no cenário nacional. Em 2018, a cidade passou a figurar no top 100 do PIB dos municípios brasileiros, ocupando a 81ª posição e, já no ano seguinte, pulou para a 79ª posição. Representante da cidade, deputado Veter Martins (Patriota) acredita que o crescimento é um processo que ainda vai continuar se desenrolando. “Eu vejo Aparecida como a cidade das oportunidades”.
São 101 anos de uma história que começa na força da religiosidade, passa por décadas como um lugarejo esquecido no interior do Brasil, segue como cidade dormitório de uma capital erguida nas suas imediações, passa por grandes transformações e chega ao status de terceira economia e uma das cidades mais industrializadas do estado.
O ano era 1922. O Brasil ainda era um país essencialmente agrário, com 80% da população vivendo na zona rural. Goiás era um estado sem nenhuma expressão no cenário nacional. A então Goiás Velho, hoje, Cidade de Goiás, era a capital do estado.
Na época, Campininha das Flores era o município mais próximo da região onde, mais tarde, surgiria Aparecida de Goiânia. Era de lá que padres redentoristas saíam para realizarem missas, batizados, casamentos e outras cerimônias religiosas, as chamadas desobrigas, nas fazendas e povoados próximos.






.png)



Comentários